27/08/2011

Os Bastantes. Sample em loop

Publicado em 23 de Janeiro de 2010.

Férias? Que é isso? Ensinamentos e certezas? Cada vez mais fazem sentido.

"Não são muitos os anos que tenho de uso da toga. São alguns. Os suficientes. Talvez por ter estagiado com Senhores mais velhos detentores de experiência a sério - trinta e cinco anos é Obra - talvez por estar rodeada de Colegas que vão dos 8 aos 80, em todos os lados das bancadas, que usam toga, beca e a simples capa, tenho uma visão ecléctica da arte. Sim, para além de Profissão, é arte no mais puro sentido aquilo que pode ser feito e conseguido no mundo das leis. Mas, há sempre um mas, nunca é tarde para aprender e sentir na pele aquilo que sempre ouvimos. O que guardo com mais certeza é o ensinamento Primeiro que recebi, em 2001. "Menina, nunca te esqueças: há segredos que nos acompanharão até morrer. Nunca te esqueças!". E ao longo destes quase dez anos não tenho esquecido. Coisas que ouço e que vejo. Porque quem entra por aquela porta e se senta na minha frente o mais das vezes e quase sempre fá-lo porque tem um problema. E eu vesti a roupa de tratar, ouvir e sentir os problemas dos outros, com tudo o que isso engloba. Mesmo que os outros sejam egoístas ao ponto de se esquecer que também nós temos vida e problemas. Mesmo assim. É assim. Claro que também temos os malucos, mas o Mundo está cheio deles em todo o lado e nada pode ser feito. Isto tudo para dizer que acabo de sentir na pele, um outro "ensinamento", este mais volátil e duvidoso. Apesar de fonte insuspeita e fidedigna, sempre quis acreditar que não era bem assim. Erro. É que é. Medo, muito medo quando o Magistrado que encontramos num processo não se mantém até final e outras mãos, que não as originais, apanham a pasta do processo. É sempre assim? Continuo a acreditar que não. Mas que acontece, acontece. E eu acabo de o sentir na pele. Um bom Sábado, que o Trabalho, aquele que eu gosto e escolhi, chama por mim."

Sem comentários: