14/06/2008

To see and be seen

Nem tudo é plain & simple, black & white, sim e não. Ele há os meios termos e, em bom rigor, há quem diga que é no meio que está a virtude. E contra mim falo, que sou black & white dos 4 costados, plain & simple e apologista do acrónimo WYSIWYG. Mas, há sempre um mas, cada vez mais perco estas certezas. Principalmente quando tento entender o porquê. Os meus porquês e os porquês dos outros, sim, já sei, uma luta do caraças que deve ter começado no berço. Mas moi même é mesmo assim e não vai ser aos 33 que vai mudar o rumo. Posso quanto muito ir refinando decisões, atitudes e opiniões. Mas a base, o princípio base, esse não muda.
Quando A., um colega, perdão, um Colega, com tarimba e barba rija, me disse, "a doutora ainda vai em sonhos, a consciência? É que essa também se vai habituando, sabe?", atendi ao que ditou. Os cabelos brancos e a experiência de vida assim impõem. Está bem doutor, disse.
É normal este meu acatamento, digo eu. Mas quando logo a seguir ouço o M. - cinco, são só cinco anos que nos separam - dizer, "consciência? Ainda acreditas nisso?". Acredito, claro que acredito!, disse eu - sim a idade que nos separa permite - tu vais mesmo em lirismos, Patrícia", percebo que não é a idade que revela o que quer que seja, que nos aproxima ou nem por isso. É tão somente um mero indicativo. Nomeadamente do corte de cabelo que nos assenta e do tipo de fato e decote que podemos usar. As férias que fazemos e o carro que conduzimos. Os sítios onde combinamos tainadas. A qualidade do papel de carta e a impressão do timbre.
A vulgaridade aos olhos dos outros, pois claro! "Temos de ser selectivos, Patrícia!" Pois claro que temos M., mas ao nível dos olhos. Os olhos que queremos que nos olhem. Essa é a minha selecção.

6 comentários:

Anónimo disse...

E pensar que estas formas de pensar não tem nacionalidade.

Patricia Lousinha disse...

É mesmo Mirian, saímos todos do mesmo sítio!

Carlos disse...

Nem mais, cara Patrícia! É exactamente aí que devemos ser selectivos.
Um abraço.

Patricia Lousinha disse...

:)
Até a quem damos o telemóvel para ver as fotografias, verdade Carlos?

Carlos disse...

E por falar em fotos, recebeste as que te enviei por sms? E por que motivo ainda não respondeste ao convite que te efectuei por e-mail? Vá dar um olhadela à sua caixa de correio electrónico, menina Patrícia!!!
Um (e apenas um) beijo.

Patricia Lousinha disse...

Recebi, Carlos, obrigada. Só é que, sempre com erro. E não percebo porque carga de água.
Não respondi porque ainda não sei se estou, ora! E plural, sim? São beijoS! Apesar das "más línguas", a malta só é betinha noutras coisas... ;)