02/12/2007

Olha a novidade... (continuação)

"Crónica", um epíteto que assenta como uma luva.
"A "doença crónica" da prescrição de multas de trânsito irá manter-se nos próximos meses, devido a atrasos em mudanças legislativas necessárias à reorganização do sistema de processamento. Está preparado um novo modelo que deverá reduzir em quase um terço o tempo médio de emissão da decisão administrativa, mas não estará a funcionar antes do segundo semestre de 2008. Tudo porque obriga à revisão do Código da Estrada, mas a proposta de lei ainda não saiu do Ministério da Administração Interna e terá de ser submetida à Assembleia da República.
...
Ao contrário do que acontecia com a Direcção-Geral de Viação (DGV), que dispunha de estruturas descentralizadas, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) centraliza as multas na Unidade de Gestão de Contra-Ordenações, que chama a si 67 do quadro total de 116 funcionários. Embora a lei orgânica da ANSR tenha sido publicada a 29 de Março e entrado em vigor em Maio, só a 31 de Outubro se concretizou a repartição de verbas da DGV (que na vertente de veículos e condutores transitou para o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres), condição para a Autoridade dispor de pessoal.
...
Tendo em conta que se assinalaram em Março dois anos sobre a entrada em vigor do Código da Estrada, será previsível que o impacto de prescrições de autos levantados desde essa altura tenha começado entretanto a notar-se, mas essa é uma dúvida que o MAI não esclarece. Limita-se a assegurar que existe um mecanismo de auto-controlo do SIGA II (Sistema Integrado de Gestão de Autos) que permite saber regularmente quantos são os processos em risco de prescrição. ..."
No JN de hoje.

Sem comentários: