29/08/2007

I'll pay a penny for your thoughts

A ressonância magnética é um método de diagnóstico que permite visualizar os nossos órgãos e tecidos. Em vez do conhecido e conceituado raio x, é utilizada a interferência de ondas de radiofrequência com um potente campo magnético.
É indolor e só incomoda a "sensação" de claustrofobia. Para quem a tenha, naturalmente. A mim só me incomoda a falta de bom gosto musical que aqueles headphones revelam!
Mas dei por mim a ficar muito mais incomodada quando me lembrei que pode haver uma violação do meu direito à reserva e intimidade da vida privada, caso os meus pensamentos mais profundos sejam "decifrados"!
É que os átomos do corpo são submetidos a um campo magnético muito forte, o que faz com que os seus núcleos emitam sinais. Estes sinais, principalmente, os emitidos pelos átomos de hidrogénio das moléculas de água, são detectados e analisados por um computador.
Quem me garante que os meus pensamentos, transformados em sinais, não passam por olhos que não devem...
E pior ainda, sendo obtidas imagens de cortes isolados do corpo, quem me garante que a interpretação dada seja a interpretação correcta? Estarão, com toda a certeza, descontextualizadas!
Vou fazer um esforço sobre-humano para não pensar MESMO em nada, da próxima vez que volte a deitar-me na mesa especial e deslizar ao longo da abertura na unidade de RM!

4 comentários:

Anónimo disse...

só mandei anónimo pq nã sei palavra passe
mas sou a vap

Patricia Lousinha disse...

Ó VAP, tu és uma desgraça, informaticamente falando...
Nem com a super-hiper-mega maçã nova que tens diante dos teus olhos!
:)

Anónimo disse...

só informaticamente...espero!

Anónimo disse...

experiencia