02/08/2011

Suprema ironia de Schengen

F. mecânico de 26 anos, foi apanhado a conduzir sem carta. Condução sem habilitação legal, que é assim mesmo, sem tirar nem pôr. Não piorou o cenário, simplesmente entrou na garagem e usou o carro que era do pai e um dia seria seu. Podia ser pior, podia ter tido um acidente, podia ter furtado. Não houve dramas, que F. é só mais um dos inúmeros exímios condutores, versão novas oportunidades. Até ao dia. E esse dia, foi o dia mais uma vez.

Coisa simples, sumária. F. já tinha praticado por duas vezes distintas o mesmo crime, sabia bem o que o esperaria. Assim foi. Condenado a 10 meses de prisão efectiva. Pouco ou nada pode ser pintado, que não estamos n'as Américas e o pedido da substituição por trabalho a favor da comunidade foi atendido e F. condenado a 300 horas do mesmo. "Eu não posso ir lá para dentro percebe, que tenho de trabalhar e desta, desta controlo a carta, que já juntei dinheiro e não aguento as piadas do olha o mecânico que não tem carta!". Percebi muito bem e pareceu-me como devia ser. "Só é que", das 300 F. cumpriu uma. Somente. Ora, a pena aplicada foi revogada, cumpram-se os quase 10 meses de prisão efectiva.
Nada de novo, que é o pão nosso de cada dia.

Simplesmente, ao fim de tanto tempo, sentença transitada e notificações não recebidas porque estava em parte incerta, F. foi detido que os mandados são para cumprir. E alguém no EP onde ficou detido, lhe disse que a Doutora XPTO, ah a Doutora XPTO é que era e lhe controlava a cena...
Controlou tanto, que o Juiz, exímio e devidamente encartado, lhe respondeu, com a souplesse legal que o caracteriza, que nada havia a ser feito, pois tudo já houvera sido feito na altura devida e agora, agora o que estava a ser feito pela Ex.ma XPTO estava pois votado ao malogro.

Tenho pena e em bom rigor são penas que se trata. Mais pena tenho dos que vendem banha da cobra e que vestem as fardas da autoridade. Depois não se queixem das "graças" que ouvem... Os maus estão em todo o lado.

Sem comentários: