15/08/2009

Vila do Conde

Templo fundamental do Gótico português a Norte do Douro. O conjunto monumental domina o centro histórico da vila. O registo mais antigo de Vila do Conde, data de meados do século X, e o topónimo usado é "Vila de Comite".
O Convento de Santa Clara foi um convento feminino instituído em 1318 e extinto no século XIX. Da antiga instituição religiosa restam a magnífica igreja em estilo gótico e e parte do edifício conventual, reedificada parcialmente no século XVIII.
Após o decreto liberal de extinção das ordens religiosas, a vida no convento foi-se apagando lentamente, até chegar ao seu termo, em 1892, com a morte da última freira. Em 1902 o antigo convento recebeu a Casa de Detenção e Correcção do Porto, depois Reformatório de Vila do Conde e Escola Profissional de Santa Clara, sendo hoje conhecido como Centro Educativo de Santa Clara, estabelecimento de tutela de menores que ainda se encontra em funcionamento.
Em Setembro de 2008 foi assinado o contrato entre o Turismo de Portugal e o Grupo Pestana, com vista à sua transformação em pousada de Portugal.
Não esquecer a lenda, a Lenda da Berengária.

Sem comentários: