18/12/2008

Do Amor e outros demónios, das Nicolinas

O portal da Câmara Municipal de Guimarães diz-nos que "as Festas Nicolinas têm a sua origem na devoção religiosa dedicada a São Nicolau que era oriundo da Ásia Menor e terá vivido nos séc. III e IV. Julga-se que terá sido Bispo em Mira, Turquia.
São consideradas as Festas mais antigas de Guimarães e representam um testemunho intangível do património cultural vimaranense.
...
São Nicolau está ligado à devoção popular como protector das raparigas pobres, dos perseguidos, dos comerciantes, das crianças, dos presos, dos infelizes, dos abandonados pela sorte; também, como sendo contra as heresias, e está indicado para a cura de determinado tipo de doenças.
Paralelamente a estas devoções, São Nicolau é também Patrono dos estudantes. Reza a lenda que três crianças em idade escolar foram esquartejadas por um estalajadeiro e quando São Nicolau se aproximou delas devolveu-lhes a vida. Talvez, por isso, São Nicolau seja muitas vezes representado com três crianças aos pés.
As celebrações em honra de São Nicolau, em Guimarães, inicialmente eram de cariz exclusivamente religioso. No entanto, com o passar do tempo vão sendo incluídas nessas celebrações manifestações de caracter profano, tais como cantares, danças, etc., pois representavam uma forma de quebrar com a dureza do dia-a-dia.
...
Inicialmente, as festas só eram celebradas no dia que está reservado no calendário religioso a S. Nicolau, dia 6 de Dezembro.
Com o passar dos tempos, verificou-se que um dia para festejos a S. Nicolau não era suficiente, pelo que nos mesmos foi também incluído o dia 5. "

Só é que, todo o português que se preze sabe que dois dias para a festarola não é nada! Assim sendo e sendo assim os festejos são alargados a oito dias, sendo o seu início a 29 de Novembro, terminando a 7 de Dezembro. E durante esses dias temos os Números Nicolinos, os quais são fundamentais conhecer para entender o espírito. As novenas, as Ceias Nicolinas, o Pinheiro, as Posses, o Magusto, as Roubalheiras, o Pregão, as Maçãzinhas, as Danças de S. Nicolau e o Baile Nicolino.
Mais informação, faz favor de irem aqui e aqui.

Sem comentários: