12/01/2008

O que eles queriam sabemos nós bem

A riqueza da língua está precisamente nisso. Também nisso. A pluralidade de sentidos e significados das e às palavras que se usa. Sim, refiro-me a essa língua. A essa linguagem. A escrita e não ao corpo carnudo que se situa dentro da boca...
Isto tudo porque
à expressão "palhaço" podem ser atribuídos vários sentidos. Chamar "palhaço" a alguém pode significar a referência a um "comediante cuja intenção é divertir o público através de comportamento e maneirismos ridículos". Mas também pode significar "desconsideração" para com o destinatário do alegado insulto.
Este foi o entendimento do Juiz de Instrução Criminal da Maia. Entendimento esse, também e em sede de recurso, do Relação do Porto.
Os juízes entenderam que a expressão "és um palhaço" é o equivalente a ter dito "não tenho consideração por ti". E, assim, é "inequívoco para todos não haver crime".
Quando li esta notícia lembrei-me logo de ti Maria Rita Adalgisa. Por causa de outros palhaços. Lembrei-me também das carreiras promissoras e auspiciosas que se têm perdido. Tudo porque ser Palhaço, ainda que profissional, não dá status.
Sim, estas linhas são dedicadas a ti.
Enviar esta notícia, devidamente acompanhada do Acórdão, está fora de questão?


1 comentário:

Xaxão disse...

Só está fora de questão porque, entretanto, foi arquivado.
Agora tenho outros dois: uma maluca que se queixou dos honorários que não pagou e diz que eu fiz chantagem com fotocópias de bdocumentos que ela tem; outro que se queixa de eu ser incompetente e diz que eu tinha obrigação de lhe ter dado a conhecer um acórdão que ele nunca pediu para ver.
Enfim...
Antes tarde que nunca.