28/12/2004

Tantas coisas, tao pouco tempo

As coisas que acontecem em duas semanas. Incrível...
O drama de desenrolar fios, por exemplo. Há algum tempo que tenho a tarefa de fazer a árvore de Natal. Fazer, no literal sentido do termo. É artificial, claro. No ano passado achei por bem voltar ao antigamente e comprar a verdadeira. Hábito perdido pois o jardim já não suportava mais pinheiros de natal plantados! É compreensível. Temos uma magnólia, um limoeiro, duas árvores da borracha, uma tília, os brincos de princesa, o chorão, um pinheiro manso e um pinheiro de Natal recuperado e devolvido à vida depois dos Reis e da época natalícia de há uns anos. Para não falar dos canteiros com as rosas e mais-não-sei-quê, que a malta não se lembra de tudo. Ora, como não há espaço, vamos recorrer aos artificiais. Foi a opinião unânime cá em casa. Mas no ano passado senti saudades. Saudades da caruma no chão da sala. Saudades do cheiro a Natal. Saudades dos cortes nos dedos quando colocava as bolas & afins. De quando em vez tenho saudades de coisas estranhas, confesso. Não tive meias medidas. Peguei na artificial e lixo! Árvore natural ao poder! Mas este ano, com tanta coisa e tão pouco tempo, lá tive que voltar ao artificial. Sempre perco menos tempo em atravessar a Avenida (sim, eu não espero pelo verde do semáforo!), entrar na loja e comprar uma. O horto de Gaia não fica propriamente à mão...
Até aqui tudo muito bem. O drama apareceu depois. Teimei que este ano não havia bolas para ninguém. Só luzes, muitas luzinhas brancas. Uma estrela dourada e um anjo vermelho. Absolutamente mais nada. Vai daí, 4 séries de luzinhas de Natal. E desenrolar os fios? Porra, não é nada fácil desenrolar os fios de uma série. Duas, nem se fala. Três? Oh, oh... Quanto mais quatro! Mas foram desenrolados, com muita calma e paciência. Acho que percebo agora a razão que leva a minha Mãe a entregar-me tudo o que seja fio e fique com nó...
A árvore ficou um mimo. Muita luzinha branca.
E agora lembro-me que não desejei Boas Festas. Espero que tenha sido um excelente Natal. Sendo que excelente significa "prendas, muitas prendas"! Sim, que no fundo o que nós queremos são as prendas e o raio.
Extraordinariamente não tive o cheiro a caruma, não me magoei nos dedos, mas o cheiro a rabanadas, aletria, pudim e toda aquela doçaria, valeu pelo cheiro de antigamente... Garanto-vos!

1 comentário:

Anónimo disse...

O Natal é realmente magia. Ker seja com árvores artificiais ker naturais.Este ano fiz presépio. E árvore.E muitos mas muitos...Pais Natal.
Adoro o Natal.Mó