17/08/2004

Vénus de Milo. Perdão, vírus do Nilo!

"O vírus do Nilo Ocidental foi agora identificado em mosquitos capturados numa zona da Ria Formosa, no Algarve. Em entrevista, Aida Esteves, directora da Unidade de Virologia do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, sustenta que, em Portugal, o risco de as pessoas se infectarem é "diminuto e quase nulo, se evitarem a exposição à picada de mosquitos". "
Assim reza o Público de hoje. Aliás, o de ontem.
Gostei muito de ler a entrevista e de saber que a equipa de Aida Esteves tinha "focado" mais a pesquisa na zona onde tinham estado os turistas irlandeses, ao pé da Quinta do Lago, do observatório e do centro de recuperação de aves do Parque Nacional da Ria Formosa e ainda de algumas ETAR [estações de tratamento de águas residuais] de Loulé e Olhão (turistas irlandeses, seus marotos, a desviarem a focagem da equipa dessa maneira...).

Mas o que me deu um enorme alento, exactamente inverso ao tamanho dos animais a pesquisar, foi saber que o risco em Portugal é quase nulo caso as pessoas evitem a exposição à picada.

E assim como quem não quer a coisa, pergunto eu: mas como é que eu evito a exposição à picada? Fecho-me num quarto completamente isolado, selado, a uma altitude superior a 1500 metros, até desaparecerem todos os mosquitos do planeta?
Despejo em cima de mim tudo o que seja repelente de mosquitos?
Para além de utilizar insecticidas de uso doméstico; redes mosquiteiras e camisas de manga comprida, calças e meias. Abençoado Agosto com chuva....
Como se mesmo assim as pessoas não fossem mordidas! Ele há quem tenha o triste fado de levar com picadas, ora!

Com exactidão, exactidão, não sei quais os presságios do vírus. Pode provocar sintomas que variam desde uma febre moderada até doenças mais graves.
O que não abarca assim muita coisa, portanto... Só 59 mil!!! Ou mais!
Tendo em conta aquela frase, que tanto me apazigua, cá para mim Aida Esteves já foi mordida. Por um irlandês... Perdão, por um mosquito atrevido que anteriormente mordeu um turista irlandês!

1 comentário:

Anónimo disse...

Já estou a imaginar uma campanha televisiva:
" evite os mosquitos compre roupas raid"

e a malta começa a usar mosquiteiros e é fofo e diferente e é giro e é muito na moda